Imagem principal

Primeira semana da 13º Pelznickelplatz recebe mais de 8 mil visitantes

Casa do Pelznickel reabre na sexta-feira,19, e segue até domingo, 21, para finalizar a temporada 2025

13 de dezembro de 2025

A 13ª edição da Pelznickelplatz teve um início movimentado. Nos três primeiros dias de evento, de 12 a 14 de dezembro, mais de 8 mil visitantes percorreram o Caminho da Tradição e se encantaram com o Natal Mágico do Papai Noel do Mato, no Parque Municipal de Guabiruba (SC).

A Pelznickelplatz de 2025 é uma realização do Ministério da Cultura e Sociedade do Pelznickel através da Lei Rouanet. O presidente da sociedade, Vandrigo Kohler, comemorou o sucesso do primeiro fim de semana e agradeceu ao público pela presença constante.

“Nos dois primeiros dias já tivemos o público do primeiro fim de semana do ano passado. Muita gratidão pelos nossos visitantes, tanto de Guabiruba como de cidades de fora, até do nosso estado, que vêm prestigiar o nosso trabalho. Este ano, em casa nova, o nosso espaço de convivência é muito maior, sete vezes maior do que no ano passado, e todas as noites a praça esteve cheia. É uma alegria ver o público chegando, prestigiando. O nosso Mercado de Natal também sempre bem movimentado”, destacou.

Destino turístico

Rafael Zen é natural de Brusque, mas há seis anos vive em Vancouver, no Canadá. De férias na região, ele aproveitou a programação da Pelznickelplatz para conhecer a tradição natalina de Guabiruba. Acompanhado pela mãe Glória Zen, que também nunca havia visitado a Pelznickelplatz, e pela Tia Márcia Zen, ele trouxe Khalil Alomar, libanês que também reside em Vancouver, para conhecer a cultura da região.

“​​Eu falo pra todo mundo no Canadá dessa tradição e ninguém acredita que tem algo tão diferente, tão inusitado. Eu fico muito feliz que Guabiruba tenha trazido isso e apresentado para sociedade essa outra versão do Natal, que com certeza vai fazer todas as famílias se unirem aqui pra se divertir pra mostrar esse lado da história”, comenta.

Entre os pontos altos do passeio, o grupo destaca as surpresas do caminho e a cozinha da Oma, um espaço de culinária afetiva e boas conversas com as donas da casa e os Sackmann.

“Nossa, o passeio foi incrível, eu não esperava me divertir tanto. E ver essa dedicação, e saber que é feito por voluntários, faz o passeio ser ainda mais mágico. Eu acho que todo mundo da região têm que conhecer e é com certeza uma diversão para toda a família: é engraçado, é assustador e dá pra ver o carinho que todo mundo tem com a tradição e com a lenda do Pelznickel”, resume o visitante canadense.

Quem também ficou encantada com a experiência da tradição foi a deputada catarinense Paulinha, Ana Paula da Silva, que apesar de já conhecer a figura do Pelznickel, foi a primeira vez que fez o Caminho da Tradição.

“Eu saio encantada com o que vocês construíram em tão pouco tempo. Eu ainda não tinha vivido a experiência e ela é realmente rica. E eu não tenho dúvida alguma que a história de Guabiruba vai se transformar com o que vocês estão edificando aqui, porque na verdade é um redesenho da nossa história, da nossa cultura, do que foi a infância e a vida dos nossos antepassados. 

E isso é muito mágico, né? O que me chamou a atenção, se eu posso destacar nesse primeiro passeio, é o encantamento das crianças”, comenta.

O presidente reitera o convite para quem ainda não veio conhecer a nova casa da Sociedade do Pelznickel.

“Na sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21) teremos o nosso último final de semana de evento. E fica aí o convite para virem nos visitar, tanto quem ainda não veio, quanto quem já veio voltar. Cada visita é única e o ambiente está muito legal e preparado para receber a todos com muito carinho”, convida.

Programe-se

Na próxima sexta (19) e sábado (20) a programação inicia às 17h com a abertura da Praça de Alimentação e o Caminho da Tradição está disponível para visitação das 19h às 23h. No domingo (21) a praça de alimentação abre às 15h e a visitação à casa é das 17h às 21h. O ingresso para o Caminho da Tradição custa R$ 13 para compras antecipadas no App Pedidos 10, ou R$ 15 na bilheteria. Crianças até 10 anos não pagam. O acesso a praça de alimentação, atrações culturais e mercado de Natal é gratuito.

Veja outras notícias